Quantas calorias queimamos em um treino com eletroestimulação muscular de corpo inteiro?
O Prof. Dr. Wolfgang Kemmler, da Universidade de Erlangen, estudou o consumo de energia durante o treinamento com WB-EMS. Neste estudo ele recrutou jovens bem treinados, que concluíram sessões de treinamento de 16 minutos utilizando protocolos para o ganho de força com eletroestimulação de corpo inteiro. Nesse estudo foi utilizado o equipamento como o nosso da Miha Bodytec, de origem alemã, líder mundial em eletroestimulação de corpo inteiro. Kemmler menciona uma queima calórica de 412 kcal em 16 minutos. Convertido em um treinamento de força de 20 minutos, como aplicamos aqui, isso resultaria em um gasto calórico de 515 kcal. Comparado a outras atividades, que com uma duração de 20 minutos, o treino com Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro está no topo das atividades que mais queimam calorias! Eletroestimulação comparada a outras atividades
Para entenderem o quão alto é o gasto calórico treinando com eletroestimulação, comparamos com 20 minutos de algumas outra atividades ✔️ 20 minutos pulando corda = 300 kcal ✔️ 20 minutos jogando futebol = 250 kcal ✔️ 20 minutos lutando boxe = 225 kcal ✔️ 20 minutos correndo = 210 kcal Muito importante ressaltar que são valores aproximados para a a comparação.
Eletroestimulação e efeito EPOC
O termo EPOC vem do inglês e significa “excess post exercise oxygen consumption”, quer dizer consumo excessivo de oxigênio após o exercício. Isso acontece quando o organismo continua consumindo calorias após o exercício. O aumento do consumo de oxigênio durante a fase de recuperação, o EPOC, também desempenha um papel decisivo na eficácia do treinamento na perda de peso. Isso esta diretamente relacionado à alta intensidade do treinamento com EMS. Os cientistas comprovam que o efeito EPOC após uma sessão com Eletroestimulação Muscular de Corpo Inteiro dura até 48 horas.
Princípio da individualidade biológica
Segundo Tubino (1984), "define-se individualidade biológica o fenômeno que explica a variabilidade entre elementos da mesma espécie, o que faz com que não existam pessoas iguais" Uma sessão de treino e percepção dos estímulos elétricos na escala de borg, pode ser fraca para um aluno e pode ser demasiadamente forte para outro, por isso, não é possível mensurar isso sem aparelhos específicos que façam esses cálculos.
Aqui na BodyBe, todos nossos protocolos são baseados em artigos científicos e com números reais, trabalhamos com fatos e muita ciência e sabe qual é o melhor? Nós compartilhamos o nosso conhecimento com você!
Gostaria de receber mais de 30 artigos científicos sobre os treinos de eletroestimulação muscular de corpo inteiro?
Basta acessar o link abaixo
BAIXAR ARTIGOS CIENTÍFICOS